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Tópico: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

  1. #1
    Bueno está desconectado Membro Pleno
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    Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Estou a procura de uma camera para mim e me deparei com uma especificação da Nikon D90. O valor deste equipamento com o a especificação DX Format é muito maior do que sem.

    O que significa essa espeficiação?? Qual a melhoria ela trás?

    Abraços
    Abraços,

    Felipe Bueno

    D90 + Tamron 17-50 2.8 + NIkon 70-300 4.5-5.6


  2. #2
    Avatar de Ivan Cesar
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Bueno,

    DX é a denominação dada pela Nikon aos seus sensores no formato APS-C (Advanced Photo System type-C). A sigla FX representa não mais do que o conhecido formato Full-frame ou equivalente ao filme 35mm.

    A diferença entre ambos é muito simples: o tamanho (com reflexos significativos no resultado da foto!).

    Um sensor DX tem cerca de metade do tamanho do sensor FX que por sua vez é praticamente igual ao tamanho de um negativo de 35mm.

    A D90 tem sensor DX e não existe D90 com sensor FX!

    Estude sobre fator de corte (crop), que no caso da D90 é de 1,5X.
    Um abraço

    Ivan Cesar
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  3. #3
    Avatar de jluiz
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Super botafoguense Ivan,
    Nosso papo não rolou ontem porque - como você sabe - tive de ir correndo para acompanhar minha avó no hospital. Depois a gente se fala melhor.
    Mas me permita preencher um pouco alguns espaços a mais sobre as medidas dos sensores, por favor.

    Bueno,
    As três medidas mais comuns são as exemplificadas nessa imagem que a Dpreview coloca para em seu site:

    A área maior representa um sensor full frame (FX na Nikon D3s, por exemplo). Note que a medida do sensor dessa Nikon é de 36 x 23.9 mm ou 8.6 cm². Uma concorrente dessa câmera conta com um sensor menor nas medidas de 27.9 x 18.6 mm ou 5.18 cm² que é a Canon EOS 1D-Mark IV. Se ainda sei fazer contas, isso significa dizer que uma lente 200mm colocada na Nikon D3s vai ter um desempenho real dos 200mm. Ou seja, se colocássemos essa lente em uma câmera de filme 35mm, a distância focal efetiva seria a mesma de 200mm. Já na Canon essa lente não terá a distância focal de 200mm. Como o sensor é menor um pouco, a distância focal efetiva em uma Canon será de 260mm. Por um lado, isso é legal para quem usa a Canon porque você tem uma objetiva com alcance maior à distância. O inconveniente é que uma objetiva grande angular na Nikon aproveita mais o espaço do que a Canon. Se você coloca uma objetiva 28mm na Nikon D3s, ela tem a visão real de uma 28mm. Já com uma Canon, o fotógrafo teria de dar alguns passos para trás para conseguir enquadrar com uma 28mm o mesmo que um fotógrafo com a Nikon D3s conseguiria. Note que a Canon já teve uma câmera fabricada com um sensor pouca coisa maior do que o da Nikon D3s, que foi a Canon EOS 5D Mark II, com 36 x 24 mm (8.64 cm²).
    Isso é para falar apenas sobre a distância focal.
    Os sensores DX Nikon também são quase todos maiores do que os equivalentes Canon. Um sensor da D90 mede 23.6 x 15.8 mm (3.72 cm²), sendo assim maior do que o sensor da Sony Alpha 450 que tem 23.4 x 15.6 mm (3.65 cm²) e também maior do que o da Canon EOS 550D com 22.3 x 14.9 mm (3.32 cm²).

    Tenho de sair agora. Daqui a pouco aparece alguém para preencher as lacunas que deixei vazias.
    Seu amigo,
    João Luiz Lima
    (E boas fotos!)

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  4. #4
    Avatar de Ivan Cesar
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    jluizmail,
    Valeu amigo!!
    Isso não foi um complemento... foi uma aula!!! hehe
    Um abraço

    Ivan Cesar
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  5. #5
    Avatar de Adriano Cardozo
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Uma ajudinha com outras siglas.

    ED: Extra-Low Dispersion glass

    Vidro de alta qualidade que corrige a aberração cromática, um tipo de distorção de imagem e cor que ocorre quando os raios de luz de varios comprimentos de ondas passa através do vidro ótico e não converge ou entram em foco no mesmo ponto. As lentes Nikkor com vidro ED proporcionam recorte e contraste superiors, até mesmo na abertura máxima de diafragma. Super ED é um novo tipo de vidro que é usado junto com o ED em algumas lentes para diminuir ainda mais a aberração cromática.

    D: Distance

    As lentes D-type AF-Nikkor informam a distância entre objeto-câmera para as SLR que tem as funções 3D Color Matrix Metering, 3D Matrix Metering, e 3D Multi-Sensor Balanced Fill-Flash.

    G

    A lente não tem anel de controle de aberturas e é própria para uso com câmeras que permitam o controle de aberturas no próprio corpo. As lentes G também informam a distância do assunto focalizado (D) para a camera.
    AI-P: Lente Nikkor de foco manual com CPU incorporada, que transmite dados para os sistemas de medição da câmera.

    IF: Internal Focus

    O foco é feito sem que o comprimento da lente seja alterado e também sem girar seus elementos, o que causaria problemas ao usar filtros cujo efeito pode mudar conforme a sua posição, como os polarizadores.

    AF-S: Autofocus Silent

    O foco é conduzido por um motor “Silent Wave” na lente ao invés do motor na câmera. Lentes AF-S fazem o foco mais rapido do que as AF-Nikkors e em quase complete silêncio. Lentes AF-S com uma designação “II” são mais leves e geralmente mais compactas que suas predecessoras equivalentes.

    DC: Defocus Control

    É um tipo de lente que permite ao fotógrafo controlar o grau de aberração esférica no fundo ou à frente do assunto apenas girando o anel DC. Isto vai criar uma área circular de desfoque que é ideal para fotografia de retratos. Com o controle DC na posição zero, uma lente DC atua como uma lente convencional, com o mesmo comprimento e abertura máxima de diafragma.

    CRC: Close Range Correction

    Aumenta a qualidade da imagem em pequenas distâncias de foco. Os elementos da lente são arranjados em um design baseado no ‘elemento flutuante’ em que cada grupo de lentes move-se independentemente para fazer o foco. Isso confere uma performance superior da lente em fotografia à curta distância.

    PC: Perspective Control

    Lente cujo eixo lateral pode ser alterado em relação ao plano do sensor/filme, permitindo o reposicionamento da câmera para reduzir a convergência das linhas verticais em fotografias de arquitetura.

    ASP: Aspherical lens elements

    Lentes Asféricas minimizam a coma e outros tipos de aberração da lente, mesmo quando usa na maior abertura de diafragma. Elas são particularmente úteis na correção de distorções em grande-angulares are particularly useful in correcting distortion in wide-angle lenses and help contribute to a lighter, more compact design by reducing the number of standard (spherical) elements necessary.

    N – Nano Crystal Coat

    Nano Crystal é um tratamento na superfície das lentes, um revestimento que, em comparação com lentes comuns, produz uma sensível redução da reflexão da luz que incide perpendicularmente ao eixo. Além disso, o Nano Crystal reduz o efeito fantasma e as as perdas causadas pelo flare – problemas difíceis de contornar com os revestimentos convencionais.

    RF: Rear Focusing

    Sistema em que somente o grupo ótico traseiro da lente se moveimenta para atingir o foco. Este sistema faz o foco automático mais rápido e suave.

    VR: Vibration Reduction


    Uma inovação ótica que minimize o borrado da imagem causado pela tremura da camera e proporciona o mesmo efeito que se fosse feita 3 pontos a mais de velocidade. A versão VRII pode equivaler até 4 pontos. O VR está disponível apenas em algumas lentes Nikon específicas.

    M/A

    É um modo de foco disponível em algumas lentes AF-Nikkor que permitem mudar de foco automático para manual sem perda de tempo, simplesmente girando o anel de foco.

    DX

    A lente é específicamente desenhada para ser usada com as câmeras SLR digitais da Nikon. Ela produz um círculo de imagem menor para uma cobertura mais eficiente do sensor – que é menor que um fotograma de filme 135.

    Fonte: http://nikonbrasil.com.br/blog

    Abraços e até a próxima.

  6. #6
    Avatar de jluiz
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Adriano Cardozo,
    Tá vendo? É isso que eu chamo de preencher as lacunas que os outros deixam.

    Aproveita, hein Bueno!


    Na minha primeira falação, não lembro se expliquei o porquê de câmeras FX (melhor falar em full frames) serem mais caras do que as outras.
    A primeira razão para isso é que os sensores FF (full frame) são o que mais se aproxima do padrão 135mm. Digamos que você tenha fotografado a vida toda com câmeras de filme. Não importa se compactas ou SLRs, todas que usam filme 135mm têm o mesmo comportamento na hora de revelar a foto. As lentes para essas câmeras se comportam igualmente. Se você conhece distância focal e entende as medidas das lentes para 135mm, você não vai ter surpresas ou novidades ao passar a usar uma câmera digital FF. O sensor maior também oferece resultados com qualidade imbatível por qualquer outra câmera. Graças a esse resultado, são as câmeras mais procuradas para uso contínuo, e - por essa razão - todo o conjunto é feito em material o mais nobre possível. A melhor tecnologia disponível está sempre voltada para as câmeras FF. Por isso, elas podem custar facilmente R$15mil ou mais!
    Uma solução interessante é usar corpos menos resistentes - mas nem por isso ruins - com menos tecnologia de ponta e em sensores menores. É a solução DX. Só que essa solução traz junto uma condição a se aprender. Você pode usar a mesmíssima lente de uma câmera de filme ou de uma câmera FF em uma câmera DX. Mas o sensor menor vai aproveitar apenas parte da imagem enxergada pela lente.
    Isso é o que o quadro acima mostra. Não quer dizer que uma impressão será menor não! É que a imagem que entra pela lente não é totalmente aproveitada. É como se a parte além do limite do sensor ficasse projetada em material que não grava a imagem porque o sensor é menor do que isso. A saída para isso está em lentes feitas exclusivamente para câmeras com sensores DX. Mas, ainda assim, as objetivas são identificadas com o mesmo sistema de nomenclatura que as lentes para câmeras FF. De modo que você vai encontrar lentes – digamos – 35mm e 35mm DX. Uma serve para ambos FF e DX. A outra somente serve para DX. Até pode ser usada em FF, mas vai aparecer uma borda preta (vinheta) ao redor da imagem capturada porque a lente DX não é dimensionada para capturar nada que o sensor DX também não aproveitaria.
    Algumas pessoas compram lentes que sejam compatíveis com ambos os sistemas porque – no futuro – podem querer comprar uma câmera FF sem ter de comprar lentes novas. Eu mesmo tenho umas lentes que servem para ambos os sistemas porque – um dia – quero ter uma câmera FF.
    Em uma câmera DX, a lente continua enxergando do mesmo jeito que em uma câmera FF, mas seu campo de visão limitado faz com que se tenha a impressão que houve uma ampliação da imagem.
    Pegue uma lente – digamos – 50mm e coloque em uma câmera FF. Você será capaz de enxergar tudo o que o quadro acima mostra. Pegue a mesma lente 50mm e a coloque em uma câmera DX. Você somente conseguirá enxergar o que o primeiro quadro interno de fora para dentro mostra. O restante ao redor não será possível ver. A isso chamamos de fator de corte Em inglês é crop factor. Se alguém disser que tem um sensor “cropado” é porque sua câmera tem sensor menor do que um FF.
    Para quem quer comprar lentes para câmeras DX, algumas observações importantes:
    1. É bom saber o fator de corte de sua câmera. Nem todas têm o mesmo fator. O da Nikon é 1.5, o da Canon às vezes é 1.3 nas FFs e 1.6 nas outras. Olympus e Pentax cropam em 2!
    a. Se você quer uma lente com bom ângulo para os lados, então quer uma grande angular. Se a lente para sua Nikon cropada for uma 18mm, então a área que ela vai enxergar será equivalente ao que uma câmera FF enxergaria usando uma lente 27.5mm. Se isso não for suficiente para suas intenções, você terá de providenciar uma lente com mais ângulo. Uma opção seria uma lente 16mm, que te daria um ângulo equivalente a 24mm. É só multiplicar 16 por 1.5.
    b. Se você estiver usando uma Olympus, o fator de corte 2 faz com que a sua lente – digamos – 35mm se comporte como se fosse uma 70mm!!!!!
    c. Se você quer uma tele potente, basta comprar uma lente 200mm e colocar em uma Pentax cropada ou em uma Olympus. O resultado seria equivalente a uma 400mm. Já na Nikon, é o mesmo que 300mm, e na Canon 320mm.
    2. Sensores menores estão mais sujeitos a ruído e oferecem maior profundidade de campo do que sensores maiores. Isso é algo que atrai pessoas com dinheiro e necessidade justificada para as câmeras de R$ 15mil ou mais. Só que as câmeras DX já dão resultados lindos e impressionantes, e isso aliado ao preço faz com que sejam tão populares.

    Fica atento que daqui a pouco aparece outro fotógrafo para complementar as explicações.
    Seu amigo,
    João Luiz Lima
    (E boas fotos!)

    http://www.jluiz.com

  7. #7
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Ivan,

    A dúvida surgiu pois encontrei em uma loja no EUA a D90 com dois preços.

    http://www.adorama.com/Als/SearchPage/d ... o=d90+body

    Abraços
    Abraços,

    Felipe Bueno

    D90 + Tamron 17-50 2.8 + NIkon 70-300 4.5-5.6


  8. #8
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Bueno, Nos EUA eles tem um costume q nos nao temos, e acredito que por isso vc viu 2 precos, note que na lista as camera tem escrito "Refurbished" ou seja, é uma camera q alguem comprou, veio com defeito, devolveu pra assistencia, ou até mesmo vendeu, consertaram e colocaram a venda novamente. basicamente é isso
    Grande abraço!

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  9. #9
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Refurbished = recondicionada de fábrica

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  10. #10
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    Re: Nikon D90 - O que siginifica a especificação "DX Format"

    Valeu!! Não tinha reparado nisso!!!

    Obrigado pela ajuda!!
    Abraços,

    Felipe Bueno

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